Historiando
O site que conecta você ao passado
Corte no Brasil

Documento de admissão à Real Ordem Militar de Cristo de 1814.
O documento ao lado trata-se de um Decreto Real assinado no Rio de Janeiro por D. João, ainda como Príncipe Regente, - note a assinatura "O Príncipe" seguida da rubrica do monarca -, onde admite um cidadão português à Real Ordem Militar de Cristo. Segundo um breve análise, o agraciado teria prestado serviços a Coroa portuguesa durante a transferência da Corte para o Brasil em 1808.

Miniatura da Ordem em ouro

Ordem Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa
A ordem foi instituída pelo rei D. João VI no Rio de Janeiro em 6 de Fevereiro de 1818 para perpetuar a memória da sua aclamação como sucessor do Reino Unido, mas o alvará da ordem foi baixado apenas um ano depois, no dia 10 de setembro de 1819. O objetivo de D. João VI, Grão-Mestre da nova Ordem Militar, era homenagear Nossa Senhora da Conceição a padroeira de Portugal, pois o país havia passado independente pelas guerras napoleônicas que tinham assolado Portugal e a Europa. A Ordem Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa foi entregue no Brasil até 1821, data do retorno de D. João VI à Portugal, depois desta data, a ordem foi entregue apenas em terras Lusitanas e em Outubro de 1910, a mesma foi extinta como ordem militar oficial pelo governo provisório português.
A insígnia compunha-se de uma estrela de nove pontas, esmaltadas de branco e raiadas de ouro, com nove estrelas pequenas do mesmo material, intercaladas e assentes sobre um resplendor de ouro. Trazia no centro, sobre ouro fosco, a saudação angélica em letras de ouro polido e circundando-a, sobre orla azul caro, a legenda em ouro "PADROEIRA DO REINO". A coroa real portuguesa em cima do conjunto.
A insígnia foi desenhada por Jean-Baptiste Debret, em 1818.
A ordem era entregue nos seguintes graus:
Grão-Mestre (o Rei)
Grã-Cruz
Comendador
Cavaleiro
Servente
Para saber mais, acesse:
http://www.miltonbasile.blogspot.com.br/search/label/Estudos%20e%20Artigos.
Grâ-Cruz da Ordem acompanhada das respectivas miniaturas