top of page

I Reinado

Imperial Ordem da Rosa
 
A Ordem da Rosa é uma ordem honorífica brasileira criada em 1829 pelo Imperador D. Pedro I para perpetuar a memória de seu matrimônio com Dona Amélia de Leuchtenberg.
Estudos recentes no mostram que D. Pedro recebeu um retrato de sua consorte, trazido por um de seus assessores, meses da chegada de D. Amélia ao Brasil.
Outro fato interessante é entender o que motivou o imperador a contemplar a futura segunda esposa, neta ilegítima de Napoleão Bonaparte, criando-lhe a referida Comenda. Fato que não aconteceu em seu primeiro casamento com a imperatriz Maria Leopoldina, a qual lhe deu nove filhos em nove anos.
O fato é que as aventuras amorosas de D. Pedro no Brasil se espalharam pela Europa e ganharam eco nas cortes. Segundo a pesquisadora e amiga Claudia Thomé Witte, após a morte de D. Leopoldina, D. Pedro I, mais velho e consciente da dificuldade que seus assessores tiveram para lhe encontrar uma segunda mulher - sua fama de violento ainda dominava as cortes europeias em função das inúmeras cartas que D. Leopoldina escrevia a sua irmã na Áustria, e ele ouviu oito recusas, da Baviera ao Piemonte, até ser aceito -, foi amoroso e atencioso com a 'nova' imperatriz. Nesse contexto entende-se a criação de uma das mais belas ordens imperiais brasileira, afinal o que estava em jogo era a solidão do imperador.

A ordem e formada por uma estrela branca de seis pontas maçanetadas, unidas por guirlanda de rosas. Ao centro, monograma com as letras "P" e "A" entrelaçadas circundado por orla azul com a legenda "AMOR E FIDELIDADE". No reverso a data 2-8-1829 e a legenda "PEDRO E AMÉLIA". Em alguns graus o conjunto traz no topo a Corôa Imperial.

Diferenciação entre os graus da Ordem
Os seis diferentes graus da Ordem da Rosa são definidos através do uso de suas insígnias:

-Grão Cruz - (com corôa) Colar/Fitão + Placa
-Grande Dignitário - (com corôa) Insígnia GRANDE de pescoço + Placa
-Dignitário - (sem corôa) Insígnia de pescoço + Placa
-Comendador - (sem corôa) medalha suspensa pela fita
-Oficial- (sem corôa) Placa
-Cavaleiro - (com corôa) medalha suspensa pela fita

A Ordem da Rosa foi concedida durante o 1o e 2o Império e assim como as demais ordens Imperiais, foi extinta após o banimento da Família Imperial brasileira e o início da República.
 
Para saber mais: http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com.br/2012/10/a-imperial-ordem-da-rosa-redux.html
 
 
bottom of page