top of page

Os 14 'Cardeais' do São Paulo Futebol Clube

 

 

 

O lançamento

 

     Lançado sexta-feira (04/04/2014), no Morumbi Concept Hall, Estádio do Morumbi, o livro "Os 14 Cardeais do São Paulo Futebol Clube", de autoria do historiador Érico Storto Padilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     A publicação traz um compilado de histórias contadas por 14 dos grandes nomes da história do São Paulo FC, os chamados "Cardeais". Além do depoimento do Presidente Juvenal Juvêncio, o autor ouviu histórias de Affonso Renato Meira, Carlos Miguel Aidar, Fernando José P. Casal de Rey, Ives Gandra Martins, João Brasil Vita, José Augusto Bastos Neto, José Douglas Dallora, José Eduardo Mesquita Pimenta, Laudo Natel, Manoel Raymundo Paes de Almeida, Milton José Neves, Paulo Amaral Vasconcelos e Paulo Planet Buarque.

     A obra esta à venda na livraria Nobel do estádio do Morumbi com o preço de R$ 19,90. Parte da renda arrecadada será doada a uma instituição de caridade.
 

 

 

Resumo do livro.

 

     Ao nos debruçarmos sobre a história do futebol, deparamo-nos com uma gama de publicações. Suas contribuições à edificação da História da mais popular e tradicional modalidade esportiva do Brasil são de fundamental importância para nosso país, que pretende realizar uma Copa do Mundo.

É neste contexto da tradição que encontramos dentro de um Clube a mais bela e perseverante história de devoção, carinho e respeito a uma entidade esportiva. Trata-se de os catorze ‘Cardeais’ do São Paulo Futebol Clube.

     No São Paulo Futebol Clube, particularmente, a denominação ‘Cardeal’ é dada aos associados do Clube que tenham exercido, ao menos, um mandato como Presidente da Diretoria Executiva, Presidente do Conselho Deliberativo ou Presidente do Conselho Consultivo e que, após cumprirem esses mandatos, passam a constituir o Conselho Consultivo do Clube.

Segundo o Estatuto da entidade, é de responsabilidade do Conselho Consultivo: zelar pela manutenção das tradições éticas, filosóficas e históricas do Clube.

     Portanto, de maneira ímpar, o Conselho Consultivo tem a tarefa de promover os valores da efeméride tricolor, ao zelar para que o legado da epopeia são-paulina seja transmitido às gerações futuras e fazer com que o ‘O mais querido’ se perpetue como a mais tradicional entidade esportiva do Brasil.

Dessa forma e ciente das atribuições e responsabilidades de cada um dos integrantes do Conselho Consultivo é que podemos dizer, de maneira assertiva, que os depoimentos contidos nesta obra percorrem além da história do São Paulo Futebol Clube, parte da trajetória do futebol brasileiro e mundial.

     Sendo assim, frente às inúmeras publicações que aludem à criação, existência e primaz atuação do São Paulo Futebol Clube no cenário esportivo, a publicação de ´Os 14 Cardeais do São Paulo’  acrescentará mais um apêndice à vasta enciclopédia que é o Futebol no Brasil.

      A obra “Os 14 Cardeais do São Paulo Futebol Clube” busca elencar e levar ao conhecimento do público, através de uma linguagem objetiva, simples e descontraída, os inúmeros personagens, públicos e de bastidores, e suas contribuições, resgatando assim a importância de cada indivíduo dentro do ‘Tricolor Paulista’, tendo como eixo condutor o discurso e interpretação de catorze protagonistas distintos, os quatorze Conselheiros Natos do Clube.

 

Presidente José Eduardo Mesquita Pimenta,

responsável pelas conquistas dos títulos

mundiais do SPFC em 1992 e 1993.

Primeiro torcedor a comprar o livro

Clique na escudo do SPFC e tenha

acesso a galeria de imagens do

lançamento

bottom of page